
Despedidas existem de todas as formas, mas algumas são um novo começo.
Acompanhe a carta do Gestor de Junho de 2021 – FRAM Capital HANSSEN ESG FIA – mostra que a tecnologia será o principal meio para nos despedirmos de problemas relacionados ao meio ambiente.
“Despedidas
São só dois lados da mesma viagem. O trem que chega é o mesmo trem da partida. A hora do encontro é também despedida. (Milton Nascimento – Encontros e Despedidas).
O mundo é feito de despedidas. Nossas vidas são cercadas de despedidas. Podem ser por um curto espaço de tempo ou podem ser eternas. Podem deixar saudades, ou ser esquecidas em alguns minutos. Mas toda despedida traz o final de alguma jornada e o início de uma nova.
Pode ser a jornada de dois amigos, a jornada em alguma empreitada ou até mesmo de uma jornada de vida. Como encaramos essas despedidas vai desenhar como enfrentamos os percalços da vida.
Existem despedidas de coisas ou de lugares. Mudamos de uma casa para outra e nos despedimos da antiga, pois muito provavelmente não voltaremos a ela. Viajamos e nos despedimos de lugares para os quais nunca mais iremos. Mudamos de emprego e nos despedimos dos amigos que fizemos, pois talvez nunca mais os veremos.
E nos despedimos daqueles que dessa terra partem.
Mas não nos despedimos das florestas que deixaram de existir, dos glacias que não se formam mais, dos povos que foram dizimados, das praias extensas que foram engolidas.
Essas despedidas, de que não tomamos conhecimento, trouxeram o vírus da Covid, que nos encontrou vulneráveis e sem preparo para enfrentá-lo. Por outro lado, trouxe a consciência a alguns de tudo que destruímos e do que nos despedimos.
O E do ESG refere-se justamente ao meio ambiente, esse de que estamos nos despedindo. A Amazónia que ao arder reduz o sequestro de carbono e aumenta a temperatura da terra.
As medidas sendo tomadas por governos traz novos encontros, com novas florestas, novos glaciais e novas praias. E com esses novos encontros vem a esperança de atrasar o tempo que nos levará a nos despedir do mundo como o conhecemos.
Existem muitos que argumentam que para suprir as necessidades do ser humano precisamos nos desenvolver, e que esse desenvolvimento não da espaço para as preocupações com a terra.
Alguns argumentos têm até sentido, já que, por exemplo, não sabemos mais viver sem energia. Sem energia não tem conservação de alimentos, não tem TV e não tem internet.
A energia pode ser hídrica, que depende das chuvas, escassas no momento. A energia pode ser térmica, usando gás ou carvão altamente poluente. Pode ser eólica, mas essa depende de pás de plástico (petróleo) ou aço (minério).
A refrigeração dos alimentos é uma necessidade para não matar metade da população de fome, a realidade do mundo há muito pouco tempo atrás. Na verdade, a fome voltou a aumentar, em especial naqueles países que enfrentam dificuldades econômicas, com o cenário piorando com o início da pandemia. A fome no mundo voltou a atingir 10,8% da população.
A solução para este e outros problemas que vamos enfrentar está na tecnologia. Portanto, o nosso grande encontro, depois das diversas despedidas, é com o desenvolvimento tecnológico mundial, já muito avançado em alguns pontos.
Por exemplo, a produtividade nas plantações brasileiras aumentou em função da tecnologia implantada. O Ministério da Agricultura estima que até 2030 a produção irá aumentar em 27% em função de ganhos de
produtividade.
O Brasil deve representar 52% do total das exportações mundiais de soja, sem para isso ter que excessivamente aumentar a área plantada. Este fato, atrelado as promessas dos principais produtores nacionais de alimentos, nos da a esperança de que o crescimento da produção agrícola, propulsor da encomia brasileira, não irá destruir a floresta Amazônica.
O desenvolvimento tecnológico ajuda em outros pontos no cotidiano das pessoas, e com a pandemia se desenvolveu ainda mais. Deixamos de ir as agências bancárias a muito tempo, mas com o início da pandemia também deixamos de ir as compras, passando a adquirir muitas de nossas necessidades através das plataformas de vendas.
Não precisamos mais de carros, pois com um simples toque em um aplicativo instalado no celular podemos ser transportados de um ponto a outro sem nos preocuparmos com o trânsito ou com a procura de um local para estacionar.
Mas os encontros com a tecnologia também podem trazer vigilâncias em alguns casos positivos e em outros negativos. Recentemente, a China interferiu com as empresas de tecnologia daquele país que abriram seu capital no mercado americano, no Nasdaq.
Qual seria o motivo? Talvez a preocupação com as informações que poderiam ser obtidas via essa tecnologia, uma vez que quem detém a informação está mais bem posicionado para dominar.
Por outro lado, a tecnologia ajuda com informações que podem levar a uma diminuição em crimes, sejam de natureza penal ou de colarinho branco (através de câmeras e da rastreabilidade dos passos dos envolvidos). Essa tecnologia também poderá trazer um crescimento maior da economia pós pandemia, ajudando tanto no crescimento da produção como do consumo.
Levando em conta o aumento das necessidades tecnológicas no cotidiano do ser humano, e do provável ganho de crescimento que ela deve propiciar à economia, aumentamos em junho nossa exposição a empresas de tecnologia.
Acreditamos que algumas dessas empresas ainda não precificam corretamente os ganhos que o crescimento econômico pós pandemia trará.
Mantivemos nossa exposição ao varejo reduzindo nossa exposição ao câmbio, já que o aumento na taxa de juros aponta para um real mais valorizado.
Nosso cenário se modificou um pouco no início de julho com o aumento da volatilidade em função do nervosismo político. Porém, continuamos a esperar uma melhora na economia global e brasileira com taxas de juros bastante baixas, apesar da alta esperada para a Selic, o que deve continuar a beneficiar a Bolsa de Valores. Despedidas existem de todas as formas,
mas algumas são um novo começo.”
Objetivo do Fundo
Buscar através de estratégias de investimentos, baseados nos cenários
traçados para a economia para o médio e o longo prazo e nas perspectivas de resultados para empresas socialmente responsáveis, trazer retornos
consistentes no longo prazo. A política de investimento do FUNDO consiste em aplicar no mínimo 67% de seu patrimônio líquido em empresas de capital aberto listados em mercados regulamentados e que apresentem um melhor desempenho ambiental, social e de governança corporativa (ESG) de acordo com critérios definidos em metodologia própria. O Fundo não investe em ações da Forjas Taurus, Petrobras e Vale por regulamento.
Público-alvo
O FUNDO é destinado ao público qualificado que busca obter retornos superiores através do investimento em empresas responsáveis em relação a
sua posição na conservação do meio ambiente, na melhora das relações sociais e com uma boa governança corporativa.
Rentabilidade do Fundo


Este material foi elaborado pela FRAM CAPITAL – GESTÃO DE ATIVOS LTDA. (“FRAM Capital”) com o propósito de apresentar conteúdo meramente informativo. As informações contidas neste material não devem ser entendidas como análise, consultoria, sugestão de investimento, recomendação de compra e venda, oferta de produtos ou serviços, bem como propaganda e publicidade de produtos financeiros. As informações são válidas na data de sua publicação e qualquer informação contemplada neste material deve ser confirmada quanto às suas condições, previamente à conclusão de qualquer negócio. As informações disponibilizadas não refletem a opinião da FRAM Capital que não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os investidores devem buscar consultoria profissional com relação aos aspectos tributários, regulatórios e outros que sejam relevantes à sua condição específica, sendo que o presente material não foi elaborado com esta finalidade. A rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A FRAM Capital não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. É expressamente recomendada a leitura do regulamento, prospecto, edital e quaisquer outros materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A FRAM Capital se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que sejam decorrentes da utilização das informações veiculadas ou de seu conteúdo. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações aqui veiculadas. As informações e declarações contidas neste material não podem ser reproduzidas ou redistribuídas para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da FRAM Capital. Para reclamações, favor contatar através do e-mail gestão@framcapital.com ou através da Ouvidoria da FRAM Capital, pelo telefone nº 0800-941-7680.

