
A diversidade e o racismo não são pautas de discussão recente.
Acompanhe a carta do Gestor de Novembro de 2020 – FRAM Capital HANSSEN ESG FIA – que aborda a importância da diversidade e do racismo para o futuro da humanidade.
“Diversidade no Varejo
A diversidade e o racismo não são pautas de discussão recente. Porém, a percepção sobre a importância do tema tem aumentado muito, em especial para aqueles que olham para o futuro da humanidade e sua perenidade.
A miscigenação de raças faz com que o racismo tome proporções cada vez maiores e mais importantes. Sendo assim, não é surpresa que empresas
passem a dar mais valor ao assunto e que as comunidades se revoltem de forma extensiva contra as injustiças praticadas.
O mês de novembro trouxe o assunto novamente aos palcos brasileiros, com a morte de um senhor de cor por seguranças mal treinados de uma empresa de varejo.
Mas o tema tem sido polemicamente discutido por vários grupos, inclusive com outra empresa de varejo promovendo um programa de trainees apenas para pessoas negras, fato que causou várias interpretações pelos diversos agentes.
Observamos, no entanto, que a retórico é muito diferente dos fatos. Está constatação vem através do estudo de dados do setor de varejo. Escolhemos o setor de varejo para a nossa pesquisa por ser um grande empregador no país.
Além disso, é um setor que historicamente tem muitas mulheres em sua base de colaboradores. A dificuldade no levantamento de dados é grande para algo que deveria estar estampado em relatórios de sustentabilidade.
Mas mesmo aquelas empresas que apresentam dados, não os mostram por completo, mais focados nos números de mulheres na diretoria e nos conselhos (que é pequeno). Dados sobre as diversas raças são quase inexistentes.
Pessoas pretas ou pardas em diretorias e conselhos, algo inimaginável.
O fato é que dos 14 sites de RI pesquisados em apenas 6 conseguimos saber quantas pessoas negras ou pardas trabalhavam na empresa.
Nessas 6 empresas os colaboradores pretos e pardos são 46% do total de colaboradores. Já em relação a mulheres, onze das quatorze empresas trazem a informação, e elas são 53% do total dos colaboradores destas empresas.
De acordo com dados de 2019do IBGE, 56,1% da população brasileira é preta ou parda e 51,8% da população total são mulheres. Nas diretorias, conselhos e comitês destas quatorze empresas, 16,6% são mulheres.
Sobre pretos e pardos não há informação. Cargos de liderança somam pouco menos de 6% do total dos postos de trabalho, sendo 46% ocupados por mulheres e apenas 28% ocupados por pretos e pardos.
Não temos dados sobre como foram às contratações ou perdas de emprego durante a pandemia especificamente no setor de varejo. Mas de acordo com dados do IBGE das 8,8 milhões de pessoas que perderam seus empregos entre o 1º e 2º trimestres de 2020, 73% eram negras ou pardas.
Do total de pessoas que perderam o emprego 52% eram mulheres. Acreditamos no setor de varejo como um dos setores a mais se beneficiar do retorno a“normalidade”.
Sabemos que as vendas online foram positivas durante a pandemia. As vendas online até o terceiro trimestre superaram as vendas no ano de 2019. O isolamento social foi o grande impulsionador destas vendas.
No terceiro trimestre 4,7 milhões de usuários realizaram a sua primeira compra online de acordo com o site e-commerce Brasil. Pós-pandemia esperamos um aumento também nas lojas físicas.
A redução nas restrições de mobilidade visto nos últimos meses indica essa maior procura. Afinal, não são todos que compram produtos antes de vê-lo.
Este pensamento justifica nosso investimento em ações das Lojas Americanas. Além de ser uma grande plataforma de vendas ainda tem as lojas físicas, em especial de venda de pequenos itens.
Com o desemprego ainda alto, são estes os itens de maior venda no curto
prazo. Em termos de diversidade, a informação prestada pela empresa não é completa uma vez que não tem o número de pretos e pardos no quadro total.
Mas, a empresa informa que 53% do total de colaboradores são mulheres e que 63% dos lideres são mulheres. Também possuímos uma participação no Grupo Pão de Açúcar. A nosso ver, as ações estão subavaliadas em relação a sua principal concorrente o Grupo Carrefour.
Além disso, esperamos uma reprecificação após a concretização da cisão em duas empresas. Em termos de diversificação, 51% do total de colaboradores são mulheres e 42% são negros ou pardos. Entre os lideres, 32% são mulheres. Não existem informações sobre lideres negros e pardos.”
Fonte:https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6742054021554671617

Este material foi elaborado pela FRAM CAPITAL – GESTÃO DE ATIVOS LTDA. (“FRAM Capital”) com o propósito de apresentar conteúdo meramente informativo. As informações contidas neste material não devem ser entendidas como análise, consultoria, sugestão de investimento, recomendação de compra e venda, oferta de produtos ou serviços, bem como propaganda e publicidade de produtos financeiros. As informações são válidas na data de sua publicação e qualquer informação contemplada
neste material deve ser confirmada quanto às suas condições, previamente à conclusão de qualquer negócio. As informações disponibilizadas não refletem a opinião da FRAM Capital que não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os investidores devem buscar consultoria profissional com relação aos aspectos tributários, regulatórios e outros que sejam relevantes à sua condição específica, sendo que o presente material não foi elaborado com esta finalidade. A rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos
dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A FRAM Capital não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. É expressamente recomendada a leitura do regulamento, prospecto, edital e quaisquer outros materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A FRAM Capital se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que sejam decorrentes da utilização das informações veiculadas ou de seu conteúdo. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações aqui veiculadas. As informações e declarações contidas neste material não podem ser reproduzidas ou redistribuídas para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da FRAM Capital. Para reclamações, favor contatar através do e-mail gestão@framcapital.com ou através da Ouvidoria da FRAM Capital, pelo telefone nº 0800-941-7680.

