
Comprar um pet ou adotar?
Acompanhe a carta do Gestor de Julho de 2021 – FRAM Capital HANSSEN ESG FIA – deveria ser analisadas as ações da PETZ.
Adoção
Quem é o melhor amigo do homem e desde quando? Muitos respondem o cachorro, outros o gato, tem mesmo aqueles que acham que é o cavalo, mas até hoje não foi possível determinar o desde quando.
As primeiras evidências de um animal doméstico são de 12 mil anos atrás, e são de um cachorro proveniente do lobo. Os estudiosos acreditam que a convivência entre o homem e o lobo é bem anterior a isso, e ocorria pela complementaridade que cada espécie oferecia a outra durante a caça de animais de tamanhos maiores do que ambos.
Para o lobo, o desenvolvimento humano e seu uso de armas facilitava a captura da presa, e os humanos viam o lobo como mais um tipo de arma a ser usada, por sua velocidade e ferocidade.
Interessantemente, os humanos e lobos tinham o mesmo sistema de desenvolvimento social, vivendo em pequenos grupos liderados por um macho dominante com a parceira sendo a segunda autoridade máxima.
Tanto os grupos de humanos da pré historia como os lobos defendiam seus membros e desconfiavam dos participantes de outros grupos e ambas as
espécies tinham cuidados especiais com os mais novos.
A aceleração na domesticação de animais ocorre a partir de 9000 AC, com animais para servir de alimentação. A partir de 7000 AC o ser humano deixa de ser nômade e cria dentro das comunidades animais vivos para que sempre haja alimentos frescos à mesa.
Os primeiros destes animais foram as ovelhas, seguidas pelas cabras, gado e porcos. Além de fornecer alimentação também produziam fertilizantes (estrume), lã e leite enquanto vivos e depois de mortos, couro para vestuário e ossos para armamentos.
Acredita-se que nessa mesma época apareceram os antecedentes dos gatos atraídos por roedores que surgiram junto com as plantações. Não se sabe exatamente quando eles entraram nas casas, mas acredita-se que deve ter sido apenas no século 18.
Mas e os pets? Como dissemos os cachorros passaram a fazer parte da vida do humano há mais de 12 mil anos. Eles foram primeiramente criados para ajudar na caça, para serem guardas e para carregar coisas, mas à medida que o tempo passa, são criados para serem mais adoráveis.
Os romanos tinham pequenos cães de colo que acreditavam que aliviavam
dores estomacais (muito provavelmente porque mantinham o local aquecido).
Desde o século 19 existe o acompanhamento das diversas raças de cães desenvolvidos para atender as demandas do ser humano. Diferentemente dos cachorros, os gatos não parecem ter sofrido grandes mudanças em relação a seus ancestrais.
Assim tanto cachorros como gatos passaram a fazer parte da vida do ser humano sendo tratados, em muitos casos, como parte da família. Até pouco tempo atrás, os cães, em especial, eram adquiridos de acordo com certas características procuradas por seus potencias donos.
Normalmente eram adquiridos ainda filhotes.
Em 1824 surge no Reino Unido a primeira sociedade de prevenção contra a crueldade com os animais. Mas somente em 1960 são formados abrigos particulares para tentar achar lares para os cães e gatos de rua.
Desde então os números de adoções de animais subiram muito, com cada vez mais pessoas dispostas a adotar. É importante notar que nem todo cão ou gato de um abrigo é um vira lata. Muitos são de raça abandonados por pessoas que não sabiam exatamente o que estavam comprando.
O que nos traz a atual discussão sobre comprar ou adotar. Pessoas que compram animais de raça são muitas vezes criticadas por aqueles que acham que eles deveriam ter adotado um animal que busca um lar.
Mas como tudo nesse mundo, a opção e as razões são de cada um.
A carteira Hanssen de julho continuou concentrada em consumo, que no mês não foi bem perdendo para o Ibovespa. Uma das ações de consumo da carteira são as ações da empresa Petz.
O preço das ações da PETZ3 apresentou em julho um recuo de 11,3%, respondendo por 0,6% da perda da carteira. Essa posição é uma que temos desde o início do ano por entendermos que a empresa faz um bom trabalho não só na diversificação dos produtos vendidos, no atendimento, que trazem valor, mas em especial, um bom trabalho com animais abandonados, ajudando com a adoção.
Esperamos resultados crescentes não apenas por conta da alta na demanda, mas também em função das recentes aquisições anunciadas.
O crescimento no número de lojas e no atendimento digital deve resultar em aumento de vendas e de margens.
As incertezas políticas que levam as dúvidas sobre economia e emprego somado a retirada de mais de R$7 bilhões por estrangeiros levou a Bolsa brasileira para baixo em julho em 3,94%.
As maiores quedas foram vistas justamente nos setores ligado a retomada
econômica, consumo, educação, construção e turismo. As maiores altas em siderurgia, alimentos e algumas ações de empresas que tiveram eventos.
Essas incertezas continuam em agosto e aumentam com o receio de que o governo tome medidas que rompam o teto dos gastos. Também negativo para o mercado acionário é a aceleração na elevação da taxa de juros. Por outro lado, a provável aprovação da reforma tributária, já em agosto, e os dados sobre criação de empregos pode trazer algum alento às preocupações dos “players” no mercado acionário.
Considerando o cenário acima, em agosto reduzimos a exposição ao consumo e adotamos uma estratégia de cherry picking das ações mais descontadas.
Procuramos as empresas que crescem mesmo em um cenário econômico ruim, e que não se esqueceram dos temas ESG em suas buscas por resultado.
Aumentamos a diversificação do portfólio não apenas em mais setores, mas também em um maior número de empresas, que apenas reduziremos quando tivermos um cenário mais claro sobre a economia.
Objetivo do Fundo
Buscar através de estratégias de investimentos, baseados nos cenários
traçados para a economia para o médio e o longo prazo e nas perspectivas de resultados para empresas socialmente responsáveis, trazer retornos
consistentes no longo prazo. A política de investimento do FUNDO consiste em aplicar no mínimo 67% de seu patrimônio líquido em empresas de capital aberto listados em mercados regulamentados e que apresentem um melhor desempenho ambiental, social e de governança corporativa (ESG) de acordo com critérios definidos em metodologia própria. O Fundo não investe em ações da Forjas Taurus, Petrobras e Vale por regulamento.
Público-alvo
O FUNDO é destinado ao público qualificado que busca obter retornos superiores através do investimento em empresas responsáveis em relação a
sua posição na conservação do meio ambiente, na melhora das relações sociais e com uma boa governança corporativa.
Rentabilidade do Fundo


Este material foi elaborado pela FRAM CAPITAL – GESTÃO DE ATIVOS LTDA. (“FRAM Capital”) com o propósito de apresentar conteúdo meramente informativo. As informações contidas neste material não devem ser entendidas como análise, consultoria, sugestão de investimento, recomendação de compra e venda, oferta de produtos ou serviços, bem como propaganda e publicidade de produtos financeiros. As informações são válidas na data de sua publicação e qualquer informação contemplada neste material deve ser confirmada quanto às suas condições, previamente à conclusão de qualquer negócio. As informações disponibilizadas não refletem a opinião da FRAM Capital que não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os investidores devem buscar consultoria profissional com relação aos aspectos tributários, regulatórios e outros que sejam relevantes à sua condição específica, sendo que o presente material não foi elaborado com esta finalidade. A rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A FRAM Capital não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. É expressamente recomendada a leitura do regulamento, prospecto, edital e quaisquer outros materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A FRAM Capital se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que sejam decorrentes da utilização das informações veiculadas ou de seu conteúdo. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações aqui veiculadas. As informações e declarações contidas neste material não podem ser reproduzidas ou redistribuídas para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da FRAM Capital. Para reclamações, favor contatar através do e-mail gestão@framcapital.com ou através da Ouvidoria da FRAM Capital, pelo telefone nº 0800-941-7680.

