
O ano de 2020 não vai sair da memória e vai entrar nos livros de história.
Acompanhe a carta do Gestor de Dezembro de 2020 – FRAM Capital HANSSEN ESG FIA – que aborda os principais fatos deste ano impar.
“… mas as Bolsas subiram.
O ano de 2020 não vai sair da memória e vai entrar nos livros de história. Tivemos a pior pandemia em 100 anos. Não estávamos preparados para um vírus contagioso como esse, mesmo após os avisos dados através da SARS, Ebola entre outros.
Morreram quase 2 milhões de pessoas, com mais de 80 milhões de pessoas infectadas pelo novo vírus. No inicio havia poucas informações e a instalação do pânico, em especial após o aumento no número de mortes, levou ao fechamento de estabelecimentos não considerados essencias levando a uma queda do PIB em quase todos os países do mundo.
Os mercados globais caíram prevendo uma onda de quebra de empresas nunca vista antes. Passado os primeiros meses, e com indicação de que o
número de mortos havia se reduzido, a população voltou às ruas. Os governos preocupados com os danos a economia foram aos poucos permitindo a reabertura do comércio e do turismo o que acabou por levar a uma nova onda com um aumento significativo no número de doentes.
Apesar de tudo isso, as Bolsas do mundo fecharam em alta. O S&P terminou o ano com ganho de 16,3%, o DAX com ganho de 3,5%, o Índice de Shanghai teve alta de 13,9% e o Bovespa de 2,9%. A pandemia trouxe consequências desastrosas para a economia mundial. Só não foi pior pelo esforço dos governos em suprir as necessidades dos mais carentes e dos milhares de
desempregados que o fechamento da economia criou.
Recursos foram enviados, impostos adiados, mas o mais importante, os juros foram mantidos em patamares baixos criando excesso de liquidez no mundo. No Brasil não foi diferente. Os juros caíram para um dos menores
patamares da historia, fechando o ano em apenas 2% a.a., apesar de uma inflação projetada para o IPCA de 4,39% para o ano (sem falar do IGP-M).
A previsão é de que o PIB mundial apresente uma redução de 3,5% em 2020, dos Estados Unidos de 3,7% e do Brasil uma queda de 6,0% de acordo com as projeções da OCDE. E mesmo assim as Bolsas subiram.
O fechamento das economias trouxe com ele o desemprego e o subemprego. O desemprego nos Estados Unidos chegou a 8,09% enquanto que no Brasil a 13,24%, em um ano que prometia ser de recuperação do emprego formal. A miséria, que parecia ter diminuído no mundo, voltou a assombrar as economias, em especial as mais pobres. Brasil não escapou. Não precisa muito para constatar.
É só andar pelos bairros nobres de São Paulo que podemos observar o acréscimo no número de miseráveis. O preço dos grãos voltaram a subir a partir de agosto, encarecendo as proteínas animais que já estavam vendo aumentos causados por uma demanda proveniente da China que teve que dizimar boa parte do seu plantel de suínos consequência da peste africana.
Também contribuíram para a alta nos preços dos grãos a seca na Europa e Ucrânia na segunda metade do ano. No Brasil foi ainda pior, uma vez que a desvalorização do Real levou os produtores a aumentarem suas exportações vendendo no mercado doméstico apenas por preços equivalentes aos das exportações. E mesmo assim as Bolsas subiram.
A educação foi colocado on hold. Esforços foram feitos para que o ano não fosse perdido, com aulas on line e idas a escola em dias alternados. Mas com certeza o aprendizado sofreu, aqui e no mundo.
A maior dificuldade foi com os pequenos, cuja atenção fica presa apenas por curtos períodos de tempo. Nas universidades, sofreram as aulas praticas, com a provável formação de médicos, engenheiros, advogados e outras tantas profissões sendo parcialmente somente teóricos.
Teremos que tentar recuperar o tempo perdido em 2021, o que para os mais pobres será inviável em função da necessidade de começar a vida profissional e trazer renda para dentro de casa. A falta de escola prejudicou muitos trabalhadores que não tinham mais onde deixar seus filhos para ir ao trabalho, nos casos onde o trabalho não pode ser feito em casa.
Mas mesmo para aqueles para quem o home office funciona bem, tiveram que lidar com a interrupção das crianças além de terem que virar educadores para suprir a falta da escola. Para reduzir a evasão escolar, o Conselho Nacional da Educação flexibilizou a aprovação de alunos,
em especial aqueles de últimos anos. O que estes alunos aprenderam? Mas as Bolsas subiram.
Recém-formados se viram no limbo. Emprego inexistente para a grande maioria que se formou no ano anterior. Aqueles que estavam no último ano da faculdade, foi um ano que não os preparou para nada. Sem aulas práticas o pouco conhecimento que se obtém em muitas escolas foi ainda menor.
Formamos jovens incapazes de exercer suas profissões aumentando ainda mais as suas frustrações e diminuindo suas perspectivas para um futuro melhor. A questão da diversidade veio a tona com força, em especial na seleção dos jovens recém formados.
Mas sem uma educação condizente, como competir? E essa educação só fez piorar em 2020 o que deve aumentar ainda mais o distanciamento em relação aos jovens de melhores escolas, aumentando a pobreza. Mas mesmo com esta perspectiva, as Bolsas subiram.
Os avanços tecnológicos tiraram o espaço de empresas tradicionais. Muitas tem que se reinventar para continuar a existir. A regulamentação ainda tem que ser adaptada para garantir a livre concorrência entre empresas novas e antigas. O efeito da pandemia sobre alguns setores foi grande.
Turismo por exemplo ficou totalmente parado nos primeiros meses, com pequena recuperação a partir da entrada do verão no hemisfério norte e uma maior confiança da população. Mesmo com esta recuperação estão longe dos níveis em que estavam antes do aparecimento do vírus. Mas as Bolsas subiram.
As pequenas empresas foram as que mais sofreram. Muitas quebraram, e outras estão muito próximas de pedir falência. O setor de serviços foi talvez o mais afetado com os fechamentos compulsórios de bares, restaurantes e a proibição de eventos.
O governo tentou ajudar, mas para muitas a ajuda veio tarde demais e, em alguns casos, em valores muito menores do que o necessário. No primeiro semestre do ano o número de pedidos de falência aumentou 87,1% em relação ao mesmo período do ano anterior e os pedidos de recuperação judicial apresentaram alta de 44,6%. Mais de 90% desses pedidos foram feitas por empresas pequenas e mais de 40% por empresas no setor de serviços. Mas as Bolsas subiram
Em agosto deste ano totalmente atípico iniciamos a gestão do fundo Hanssen. O objetivo do fundo é maximizar ganhos em Bolsa sem perder de vista fatores ESG que garantem a perenidade das investidas.
A pandemia nos mostrou que em um piscar de olhos as coisas podem mudar significativamente alterando expectativas e resultados. Portanto, a importância de se olhar para os temas ESG aumenta cada vez mais. Não se preocupar com o meio ambiente é não se preocupar com a vida na terra.
O vírus ocorreu pela redução de espaço que animais portadores encontram para viver. O pulo para o homem foi apenas a consequência. Não se importar com o social é não se importar com a possibilidade de vida para todos.
Apesar de ser um vírus socialmente correto, atingindo a todos sem fazer distinção entre classes sociais, religião ou cor de pele, os mais pobres acabaram por sofrer mais por não ter uma assistência médica adequada. Não existem dados no Ministério mostrando o número de infectados ou mortos por classe social, cor ou religião.
Mas sabe-se que o número de leitos de UTI disponíveis no SUS é bem menor do que na rede privada. Já as consequências em relação ao G ficaram estampadas com o vírus. O estado do Rio de Janeiro foi o precursor, com hospitais de campanha que custaram muito mais do que o razoável, mas pior, que nunca abriram.
O fundo foi bem nesses primeiros quatro meses de existência investindo principalmente em empresas que se beneficiavam do auxilio emergência e da esperada retomada da economia já no inicio de 2021. As cotas valorizaram 7,4% no período comparado a uma taxa básica de juros
de 2%a.a..
Porém, em comparação ao índice Bovespa, a perda foi grande uma vez que o índice subiu no mesmo período 17,6%. As principais ações que levaram a essa alta expressiva são Petrobras e Vale, duas ações que o fundo não possui e nunca terá por regulamento.
As incógnitas em relação ao tempo em que a energia fóssil será utilizada limita, ao nosso ver, a vida útil da Petrobras na atual configuração de produção. Energia limpa é algo que os jovens buscam e sem a qual o mundo como conhecemos não sobrevive. Já em relação ao minério, a preocupação é com novos acidentes.
Para aqueles que se lembram da historia, Mariana e Brumadinho não foram os primeiros deslizamentos de terras provocados por rompimento de
barragens de rejeitos. Como bem lembrou a série The Crown, em 1966 houve um deslizamento destes em Aberfan, País de Gales, que na época matou 144 pessoas.
Também em 1966, 488 pessoas morreram depois que a barragem de uma mina de zinco se rompeu em Sgorigrad Bulgária. Em 1985 foi a vez da Itália com 285 mortos e em 2008 254 pessoas perderam a vida com o transbordo de uma barragem na China, só para citar alguns dos acidentes.
Portanto, enquanto todas as barragens não forem revistas e desarmadas, a chance de um novo acidente continua a existir. Se retirarmos Vale e Petro da performance do Ibovespa no período, veremos que a valorização do índice cai para 8,8%, muito próximo ao desempenho do fundo.
O ano novo se inicia com a esperança da vacina preventiva para o Covid-19, mas com a aceleração no número de casos pelo mundo e novas medidas de lockdown. Não se espera um controle efetivo neste primeiro semestre do ano, e por tanto, governos continuam a injetar liquidez seja através da manutenção dos juros em patamares extremamente baixo, seja via novos pacotes de auxílio.
A busca por rentabilidade continua a levar recursos para as Bolsas de Valores que permanecem em alta, com realizações pontuais em cima de notícias negativas.
O mercado Brasileiro segue os mercados internacionais com a entrada de recursos estrangeiros, em especial “smart money”. Por quanto tempo este movimento se mantém é a grande incognita.
Caso a vacina mostre eficácia, com a economia gradualmente retomando, as Bolsas no mundo, e também no Brasil, devem continuar a ter um bom ano, permitindo a entrada de novos players tanto de investidores como de empresas investidas.”

Este material foi elaborado pela FRAM CAPITAL – GESTÃO DE ATIVOS LTDA. (“FRAM Capital”) com o propósito de apresentar conteúdo meramente informativo. As informações contidas neste material não devem ser entendidas como análise, consultoria, sugestão de investimento, recomendação de compra e venda, oferta de produtos ou serviços, bem como propaganda e publicidade de produtos financeiros. As informações são válidas na data de sua publicação e qualquer informação contemplada
neste material deve ser confirmada quanto às suas condições, previamente à conclusão de qualquer negócio. As informações disponibilizadas não refletem a opinião da FRAM Capital que não se responsabiliza pela veracidade, exatidão e correção das informações. Os investidores devem buscar consultoria profissional com relação aos aspectos tributários, regulatórios e outros que sejam relevantes à sua condição específica, sendo que o presente material não foi elaborado com esta finalidade. A rentabilidade prevista ou passada não é garantia de rentabilidade futura. Recomenda-se uma profunda análise das características, prazos e riscos
dos investimentos antes da decisão de compra/venda/aplicação/resgate. Investimentos nos mercados financeiros e de capitais estão sujeitos a riscos de perda superior ao valor total do capital investido. A FRAM Capital não se responsabiliza por decisões de investimentos que venham a ser tomadas com base nas informações aqui divulgadas. É expressamente recomendada a leitura do regulamento, prospecto, edital e quaisquer outros materiais de divulgação antes da decisão de investimento, com especial atenção aos fatores de risco. A FRAM Capital se exime de qualquer responsabilidade por quaisquer prejuízos, diretos ou indiretos, que sejam decorrentes da utilização das informações veiculadas ou de seu conteúdo. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações aqui veiculadas. As informações e declarações contidas neste material não podem ser reproduzidas ou redistribuídas para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento por escrito da FRAM Capital. Para reclamações, favor contatar através do e-mail gestão@framcapital.com ou através da Ouvidoria da FRAM Capital, pelo telefone nº 0800-941-7680.

